quarta-feira, 15 de outubro de 2008

HIDROTERAPIA - PRINCÍPIOS FÍSICOS DA ÁGUA


O tema de hoje é um tema que eu particularmente ADORO !!! Hidroterapia...você sabe o que é e pra que serve a hidroterapia ?!?!
Bom, vamos lá...

A origem da palavra hidroterapia deriva das palavras gregas: hydor = água e therapeia = cura. Portanto, trata-se de algumas técnicas de aplicação externa de água com finalidades terapêuticas, fazendo-se uso da água, em seus diferentes estados e temperaturas, para a prevenção e tratamento de enfermidades.

O início do uso da hidro é desconhecido, porém registros que datam antes de 2400 aC indicam que a cultura prot-índio construía instalações higiênicas. Por volta de 500 aC a civilização grega já não via mais a água do ponto de vista do misticismo e começou a usá-la para tratamentos físicos específicos. Escolas de medicina foram criadas nas proximidades de muitas estações de banhos pela civilização grega. Os pioneiros da hidroterapia foram Sir John Floyer que em 1697 escreveu o tratado. Um inquérito sobre a utilização correta e o abuso dos banhos quentes, frios e temperados. A hidroginástica ou os exercícios aquáticos só começaram a ser sistematicamente desenvolvidos após a primeira construção do primeiro tanque de Hubbard na década de 1920. Com as duas guerras mundiais, alimentaram o uso da água para a manutenção do condicionamento e agiram como precursores para o surgimento atual do uso da piscina de hidroterapia e utilização da imersão total como forma de reabilitação para uma ampla faixa de doenças.
A hidroterapia é um método terapêutico que utiliza os princípios físicos da água em conjunto com a cinesioterapia. É um trabalho específico e individual para cada paciente para melhor conforto e segurança do mesmo. Trabalha a parte aeróbica ao mesmo tempo, trabalha grandes grupos musculares e várias articulações ao mesmo tempo. Vale ressaltar que os pacientes não precisam saber nadar.
Vale ressaltar alguns dos princípios físicos da água, pois seu conhecimento é de grande valia na hora da escolha do tratamento. O principal deles é a temperatura da água, que deve ser em torno de 32 a 33 graus. A água aquecida diminui a dor e espasmo muscular, além da rigidez. É como se o sistema nervoso fosse "enganado" com tantas informações sensoriais, já que os estímulos sensoriais estão competindo com os estímulos da dor durante a imersão.

A Pressão Hidrostática: A lei de Pascal estabelece que a pressão do fluido é exercida igualmente sobre todas as áreas do corpo imerso a uma dada profundidade. A diferença de pressão hidrostática na posição vertical precipitará um movimento dos fluidos corporais da região distal para a proximal; uma reação diurética ocorrerá na imersão em decorrência da expansão do volume central que suprimirá o hormônio antidiurético e a combinação de pressão hidrostática e exercícios apropriados do membro aumentará a circulação. Todas esses fatores contribuirão para a reabsorção de edemas. A pressão hidrostática proporciona aos pacientes maiores períodos de reação antes que percam o equilíbrio, o que beneficia a reeducação de equilíbrio, o treino de marcha e a confiança do paciente. Oferece resistência na musculatura Respiratória.

Flutuação: força que reage contra a força de gravidade, amenizando seus efeitos proporcionalmente ao nível da água. Pode ser de assistência, resistência ou de apoio. Essa força assiste qualquer movimento em direção a superfície da água. Quando a flutuação equivale à força de gravidade, qualquer movimento na horizontal é considerado de apoio. E de resistência se o corpo é movido para o fundo da piscina, ou em outras direções com velocidade ou flutuadores maiores. A flutuabilidade diminuirá a carga sobre as articulações sustentadoras, o que auxiliará na diminuição da dor. Além de auxiliar o movimento das articulações rígidas em amplitudes maiores com um aumento mínimo de dor. O sistema nervoso simpático é suprimido pela imersão, e conseqüentemente, diminuirá a percepção da dor.

Turbulência: ocorre um movimento desordenado das moléculas do fluido, que causa redemoinhos reduzidos a pressão atrás do objeto em movimento que tende a segurá-lo. A turbulência ocorre quando um objeto desalinhado do ponto de vista hidrodinâmico move-se através de um fluido ou quando um objeto alinhado move-se através de fluido em velocidade maior do que sua velocidade crítica. A força de arrasto de um corpo é proporcional ao quadrado da velocidade, é importante compreender como pequenas modificações no tamanho, forma e velocidade de um relaxamento e propriocepção do paciente.

Densidade: o corpo humano possui densidade quase igual ao da água, o que permite uma flutuação parcial do ser humano. Então, para melhorar a flutuação e oferecer maior segurança, conforto e diminuir a tensão do paciente será necessário o uso de flutuadores.Viscosidade: é o atrito entre as moléculas de um líquido e que causa uma resistência a um corpo em movimento. Esse fator aumenta em 800 vezes a resistência em relação ao ar. É importante para o início da reeducação muscular, onde grupos musculares podem estar debilitados necessitando graduar a resistência.
Tensão superficial: Força por unidade de comprimento que atua através de qualquer linha em uma superfície e tende a atrair as moléculas de uma superfície de água exposta. Este não é um fato importante se o corpo estiver totalmente submerso, mas é um fator significante quando o membro “quebra” a superfície da água, principalmente em fraqueza muscular excessiva.


Nenhum comentário: