quarta-feira, 15 de outubro de 2008

BENEFÍCIOS DA HIDROTERAPIA



Muitas pessoas desconhecem os reais benefícios da hidroterapia. A seguir estão algumas modificações fisiológicas que ocorrem durante a imersão.
Entre as mais diversas, podemos citar: o aumento de freqüência respiratória e cardíaca, aumento da circulação periférica ( o que leva a um maior suprimento de sangue para o músculo), aumento do metabolismo muscular e da taxa metabólica, aumento do retorno venoso ao coração o que diminui a pressão arterial, diminuição de edema pela pressão hidrostática e redução da sensibilidade dos terminais nervosos que somadas com todas as outras causam um relaxamento muscular geral, o aumento das ADM's direta e indiretamente (direta: pela diminuição da descarga de peso interarticular e indireta: pela diminuição do tônus e da dor), reeducação de músculos paralisados, fortalecimento dos músculos e desenvolvimento de sua resistência, ação antigravitacional que diminui descarga de peso corporal favorecendo atividades funcionais de marcha nas articulações (estabilização dos movimentos), aumento da diurese e conseqüente aumento da natriurese, aumento da extensibilidade do tecido colágeno (diminuição da rigidez articular), diminuição da secreção do hormônio anti-diurético (ADH), promove vasodilatação e diminuição da sensação da fibra nervosa rápida (tato) e auxilia no alongamento muscular, estimula o equilíbrio do corpo, devido a pressão hidrostática, diminuição de edemas.
Além do aspecto físico, existe ainda um benefício psicológico que auxilia e muito no tratamento do indivíduo. Entrar na água é uma experiência única que fornece a todos uma oportunidade de ampliar física, mental e psicologicamente seus conhecimentos e habilidades. A habilidade de ser independente na água de atingir as habilidades que podem ser impossíveis e isso pode ser transferido para vida interna. A facilidade na execução do movimento permite ao paciente conquistar muito mais em terra e dá confiança a ele, o que ajuda reabilitação. Há menos medo de queda ou de machucar a lesão ou partes doloridas. Quando os exercícios são executados em grupo, encorajam a interação social e trazem apoio a motivação para pacientes com lesões nas várias fases da recuperação.

INDICAÇÕES: Alto nível de dor; Desvios de marcha; Mobilidade diminuída; Contraturas musculares; Fraqueza muscular; Coordenação limitada; Transferência de peso inadequada; Diminuição de resistência muscular
Flexibilidade diminuída; Disfunções posturais; Propriocepção deficiente, Fibromialgia, Doenças Reumáticas, Distúrbios Neurológicos, entre outros.


CONTRA INDICAÇÕES: Existem algumas contra indicações absolutas para prática da hidroterapia entra as mais diversas, vamos priorizar: Doenças transmissíveis pela água, como tifo, cólera e desinteria; Febre alta acima de 38 graus; Insuficiência Cardíaca; Doenças Infecciosas; Incontinência de fezes ou urina; Epilepsia e Baixa capacidade pulmonar vital (900-1500ml). Algumas situações se tomados os cuidados necessários, a hidroterapia poderá ser realizada, tais como: Feridas abertas e doenças da pele erupções (uso de curativos a prova de água);Hipertensão (medicada e controlada não terá problemas); Condições cognitivas (podem afetar a concentração, a orientação o aprendizado, a memória e as habilidades perceptuais) , audição deficiente (cuidar com uso de aparelhos); Visão Deficiente (uso de lentes corretivas ) e Medicamentos (que alteram a pressão diurese é contra indicado ao exercício).


É isso pessoal, espero que tenham gostado...quem tiver interesse em saber mais sobre o tema, pode mandar um e-mail pra mim que eu responderei !

Até a próxima !!!

Nenhum comentário: